Na última quarta feira (21) o Portal Arcos esteve presente no evento sobre “Autismo: Inclusão social e escolar, Um Sonho Mais Que Possível” que aconteceu na Casa De Cultura de Arcos, palestrado pela família Brito Sales: Nicolas Brito Sales escritor, fotógrafo e autista, sua mãe Anita Brito e seu pai Alexsander Sales. 4e3ct
O evento foi disponibilizado pela APAE que comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e pela TE ACOLHE que é uma Associação de Apoio aos Pais e Familiares de Pessoas com Autismo, que completa um ano de ação em Arcos.
Nicolas foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista aos cinco anos, após inúmeras consultas com vários médicos desde os oito meses. Quando descoberto era o segundo caso no mundo, por se tratar de um grau de autismo mais severo e raro, seus pais se empenharam e aprofundaram ainda mais nos estudos e pesquisas sobre o autismo. Anita Brito é doutoranda pela USP (Universidade de São Paulo) em neurociência e estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Alexsander Sales é formado em istração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA em logística empresarial pela FGV e atualmente percorrem todo o país compartilhando conhecimento e experiências sobre o TEA e motivando, incentivando as famílias, escolas, empresas que tem em seu ciclo, autistas.
Nicolas escreveu dois livros, um deles é “Ivana e a cura para o preconceito” que fala sobre a superação e persistência de uma coelha que teve como inspiração o animal de estimação do jovem, o livro é infantil, mas Nicolas ressalta que o mesmo é atemporal e todos deveriam ler pois am uma mensagem de respeito, aborda sobre o tema preconceito e seguir os sonhos. E o seu segundo livro que demorou três anos para ser concluído fala sobre sim é “Tudo que eu posso ser”, uma biografia, que Nicolas escreveu com suas palavras sobre sua vida em todos estes anos, as dificuldades e experiências, um livro escrito por um autista que é um ser humano inspirador para todos nós.
Nossa equipe conversou com Nicolas e sua família, e percebemos toda interatividade do rapaz que motiva a todos correrem atrás dos seus sonhos e seus pais que são inspirações para as famílias que tem em seu ciclo alguém que “vive em seu próprio mundo”, alguém que possui o TEA. Pais que tanto lutaram para o desenvolvimento do jovem e hoje tem o orgulho e satisfação de ver o filho palestrando por todo Brasil, e lutando diariamente ao lado de Nicolas, para que a cada vez ele se torne mais independente e supere seus próprios desafios.
Alexander Sales, pai de Nicolas Sales Brito nos cedeu uma entrevista sobre o evento e as palestras e LiliaN Garcia (presidente do TEAcohe) e Adriana Souza Couto (diretora da APAE) conversaram com nossa equipe sobre a organização, parceria e motivos da realização do evento que marcou e agregou muito conhecimento a quem esteve presente no evento, confira:
“Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é ser humano e cada autista é único” –Nicolas Sales Brito
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.