Acompanhe as ocorrências atendidas pelo SAMU em Arcos e Região pelo GIRO 192, o resumo do SAMU em um giro regional, saiba de todas os fatos que aconteceram nas últimas 24h. 4f65
Queda de moto em Cláudio
A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 07:06h desta sexta-feira (21), para atendimento de uma queda de moto, na MG 260, km 35, em Cláudio.
Ao chegar no local a equipe da Unidade de e Básico (USB) de Cláudio fez o atendimento de um homem, de 58 anos. Estava consciente, queixando dor do lado esquerdo do tórax e com escoriações nas pernas.
Recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado, medicado conforme orientação do médico regulador e encaminhado para a Santa Casa de Cláudio.
Acidente envolvendo carro e moto em Oliveira
A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 05:08h desta sexta-feira (21), para atendimento de um acidente carro x moto, na Praça Dr. José Ribeiro Silva, Centro de Oliveira.
Ao chegar no local a equipe da Unidade de e Básico (USB) de Oliveira fez o atendimento de um homem, de 25 anos. Estava consciente, com escoriações no braço esquerdo.
Recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado e encaminhado para o Hospital São Judas Tadeu em Oliveira.
Agressão física em Arcos
A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 00:59h desta sexta-feira (21), para atendimento de uma agressão física, na Comunidade de Paineiras, área rural de Arcos.
Ao chegar no local a equipe da Unidade de e Básico (USB) de Arcos fez o atendimento de um homem, de 60 anos. Estava consciente, com pressão arterial alterada, com escoriações nos braços e pernas, com sangramento no nariz e lesões nas costas e rosto.
Recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado e encaminhado para o Hospital São José em Arcos.
A Polícia Militar também estava no local.
De acordo com o solicitante, o paciente foi vítima de assalto e ficou amarrado por cerca de duas horas.
Ferimento de arma branca em Lagoa da Prata
A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 23:48h desta quinta-feira (20), para atendimento de um ferimento de arma branca, na Avenida Bela Vista, Bairro Chico Miranda, em Lagoa da Prata.
Ao chegar no local a equipe da Unidade de e Básico (USB) de Lagoa da Prata encontrou um homem, de 45 anos. Estava consciente, com um ferimento superficial no tórax, proveniente de arma branca, sem necessidade de sutura (pontos).
Recebeu os primeiros atendimentos e não quis ser encaminhado para avaliação secundária. Assinou o termo de recusa.
A Polícia Militar também esteve no local.
Acidente entre moto e carro em Divinópolis
A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 23:44h desta quinta-feira (20), para atendimento de um acidente carro x moto, na Avenida Paraná, esquina com Pernambuco, Centro de Divinópolis.
Ao chegar no local a equipe da Unidade de e Básico (USB) de Divinópolis fez o atendimento de um homem, de 48 anos. Estava consciente, queixando dor na perna direita e com pressão arterial alterada.
Recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado e encaminhado para o Hospital Santa Lúcia.
Acidente envolvendo duas motos em Nova Serrana
A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 22:52h desta quinta-feira (20), para atendimento de um acidente moto x moto, na Rua Vital Paulino, Bairro Laranjeiras, em Nova Serrana.
Ao chegar no local a equipe da Unidade de e Básico (USB) de Nova Serrana fez o atendimento de um homem, de 30 anos. Estava consciente, apresentando um corte no dedo mindinho esquerdo com necessidade de sutura (pontos).
Recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para a UPA de Nova Serrana.
A outra vítima, sem sexo e idade identificados, foi atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada para a UPA de Nova Serrana.
A ação, que ocorreu em uma indústria de Divinópolis, contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, além do apoio operacional de unidades especializadas.
Os novos brigadistas escolares aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros e combate a incêndios. A iniciativa reforça a cultura de segurança no ambiente escolar, garantindo mais preparo para emergências.
O programa incentiva a inclusão e independência financeira das mães solo, garantindo oportunidades de emprego e apoio social. Além disso, busca reduzir desigualdades e oferecer condições para que essas mulheres tenham mais estabilidade e autonomia.
A Câmara Municipal de Arcos aprovou uma campanha para orientar idosos contra golpes digitais, garantindo mais segurança na internet e no comércio eletrônico. A medida busca prevenir fraudes e ensinar como agir caso sejam vítimas.
O PL foi aprovado em votação única e exige placas informativas nas UBS para garantir o claro aos serviços médicos. A medida melhora a transparência e organização ao informar especialidades, horários de atendimento e canais de comunicação.
O Pelotão de Bombeiros de Arcos realizou uma palestra sobre segurança no trânsito, destacando prevenção, uso correto de equipamentos e dados preocupantes como parte do “Maio Amarelo”.
Um cabo de alta tensão rompeu em uma via movimentada de Arcos, colocando pedestres e motoristas em perigo. Com a ação imediata da CEMIG, o risco foi eliminado e ninguém ficou ferido, mas o alerta para situações como essa continua.
Uma carreta carregada de cimento tombou em Arcos, bloqueando a via e derrubando uma árvore, mobilizando bombeiros e policiais em uma operação ágil para liberar a pista.
O Festival Estação Outono de Arcos reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite marcante, com música, gastronomia e solidariedade. Com excelente organização e apoio da comunidade, o evento se destaca como um dos maiores e mais empáticos da região.