Vivencia-se em nosso planeta, o crescente número de doenças psíquicas e como elas acarretam um imenso sofrimento a quem as possui. Assim, trataremos deste tema e suas nuances em nosso cenário atual, ao longo de algumas semanas em nossa Coluna Espírita, visando esclarecer e trazer reflexões sob a ótica espírita. 5q2mx
Compreendemos que ao mesmo instante em que tudo parece estar bem, poderá acontecer algo que talvez mudará nossa maneira de perceber e estar na vida, como pensamentos e ideias, que gerarão mudanças de comportamentos e atitudes carregados de angústia, raiva, rancor, tristeza, ansiedade, desespero, desorientação, etc., desafiando-nos a lidar com os problemas de maneira lúcida. Quando não conseguimos manter um equilíbrio, deixando com que nossas energias sejam consumidas, gera-se um desgaste físico, mental e/ou emocional. Neste cenário, surgem o que chamamos de transtornos mentais.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), o termo transtorno é usado para “indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a sofrimento e interferência com funções pessoais.” (1)
Joanna de Ângelis, nos remete a este raciocínio das interferências, referenciando o que nos acomete tanto dentro como fora de nós, ou seja, o que trazemos conosco nas inúmeras reencarnações, já que somos espíritos imortais e o que nos influencia no meio em que estamos vivendo:
Em razão dos fatores endógenos, que procedem de outras existências, como dos exógenos, que também se encontram ínsitos nos desvarios das reencarnações transatas, respondem pelos transtornos mentais que se avolumam na massa humana e se apresentam terríveis em todos os segmentos da sociedade, ceifando alegrias, desorganizando sistemas e grupos bem constituídos (...). (2)
Seguindo este raciocínio, de acordo com Joanna, estamos perdendo contato com o nosso eu mais íntimo, já que temos dado mais importância ao nosso corpo físico e ao que é terreno, esquecendo-nos dos valores espirituais, nos deixando mais vulneráveis aos naufrágios nas experiências emocionais que vivenciamos. (3)
A Doutrina Espírita, neste sentido, consegue nos abrir janelas e clarear muitas questões da ciência, filosofia, ética, moral, religião; relacionadas aos transtornos mentais. Mas para isso “requer o conhecimento acerca do Espírito, perispírito, lei de causa e efeito, a reencarnação, só para citar algumas das chaves que abrem o nosso entendimento.” (4)
Suely Caldas Schubert então nos esclarece, em seu livro Transtornos Mentais, que:
Para melhor apreensão acerca dos aspectos espirituais que fundamentam a vida terrena, é da maior importância ressaltar que as enfermidades mentais são efeitos e não causas.
Esta é uma das importantes contribuições do espiritismo para clarificar os problemas humanos.
Importa ressaltar que a chave para ampliar o raciocínio humano está na reencarnação. Assim, tanto os transtornos mentais quanto as doenças orgânicas expressam os resultados de ações desequilibradas do Espírito, no seu ado próximo ou remoto, que o torna vulnerável, visto que a conduta negativa, danosa, prejudica primeiramente o próprio autor (...). (5)
Assim, caros irmãos, façamos uma análise e reflexão de nossos pensamentos e comportamentos, pois já temos a sabedoria e compreensão, que os adoecimentos físicos ou mentais, são reflexos do que semeamos relacionados a nós mesmos e ao próximo, e que necessitamos cada dia mais nos permitir aproximar da lei de Deus, que é um bálsamo para nossas dores.
Muita luz e paz a todos!
Iara Diniz
Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.
____________________________________________________________________________
Referências:
Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/ o em 02/01/2023.
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?