O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que está em Arcos desde junho de 2017 continua prestando um serviço de qualidade para a população de Arcos, oferecendo socorro à população em suas residências, locais de trabalho e vias públicas. 491025
Apenas em Arcos, no ano de 2021 o SAMU realizou 4.242 atendimentos e em 2022 foram 4.084 atendimentos, segundo informou ao Portal Arcos a Coordenadora da Central de Regulação das Urgências do CIS-URG, Thamara Lesse. Em nosso município o SAMU também recebeu 6.975 ligações em 2021 e 6.723 em 2022.
Segundo ela, as ocorrências mais frequentes são de casos clínicos relacionados a várias comorbidades, como: diabetes, hipertensão, dores crônicas, dores agudas como dor no peito, dor de cabeça, suspeita de enfarto e AVC, gestantes e crianças.
Trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros
A Base Descentralizada do SAMU conta com uma Unidade de e Básico, que é tripulada por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Segundo Thamara Lesses, essa quantidade de colaboradores é suficiente para realizar os atendimentos no município, considerando que o SAMU em Arcos conta com o apoio do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros e das Unidades de e Avançado.
“O trabalho integrado funciona muito bem e traz benefícios e qualidade nos atendimentos. Quando recebemos chamados que demandam empenho das duas Instituições, são empenhadas as duas. Sendo caso só do SAMU, se empenha só o SAMU, sendo caso só dos Bombeiros, se empenha só o Corpo de Bombeiros”, explicou.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu, está sendo possível reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de e básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância de e avançado de vida, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?