De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, de janeiro até o dia de hoje, 17 de agosto, os casos prováveis de dengue no município de Arcos já somam 493 e 245 foram confirmados. Já Chikungunya são 35 casos prováveis para 29 casos confirmados. 1m3n2z
Diante dessa crescente, intensificam os esforços para combater os focos de acúmulo de água que propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Agentes de endemias seguem com as ações para o controle vetorial nas residências e pontos estratégicos como oficinas e borracharias.
Campanhas educativas e de prevenção
Além da ação massiva em todas as regiões da cidade para averiguação e eliminação de focos, trabalhos educativos também são realizados para tentar conscientizar a população quanto à sua importância nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito; já que a ajuda da mesma é de suma importância para o controle desse vetor.
O PSF do bairro Esplanada recebeu hoje o responsável pelo Setor de Vigilância Ambiental e Endemias de Arcos, Geraldo Moura, para falar sobre arboviroses; que são as doenças causadas pelo “arbovírus” como dengue, zika, Chikungunya e febre amarela. Segundo ele, eventos como esse vem acontecendo durante todo o decorrer do ano.
Geraldo informa também sobre o 4º LIRAa que acontecerá na próxima semana, do dia 21 a 25 de agosto. O “Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti” acontece para avaliar a incidência de presença de focos com larvas do mosquito e nortear as ações que deverão ser tomadas para controlar e prevenir o aumento de casos.
Ele ainda comenta sobre a importância dessas campanhas, da conscientização da população como um todo para que o combate seja efetivo.
"Esses encontros com a população são muito importantes. Esses grupos geralmente são compostos por pessoas mais velhas que exercem a liderança na família. E isso ajuda a levar a nossa mensagem e instruções para casa, vizinhos e amigos”, afirma.
Dicas para evitar a proliferação do mosquito segundo a Secretaria do Estado de Minas Gerais:
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?