• 24/05/2025
19 Novembro 2024 às 14h44
Fonte de Informação: Da Redação: Nicole Patrícia

Associação de Recicladores Arcoenses a por dificuldades e solicita atenção de civis e poder público 1f6q6m

O pedido de maior atenção foi feito na 37ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Um documentário produzido por Wender Salviano foi apresentado e representantes da ARA estiveram presentes. 6l3m40

Na noite desta segunda-feira, 18 de novembro, foi apresentado na Câmara Municipal de Arcos um documentário que retrata o dia a dia da Associação de Recicladores Arcoenses (ARA) e a importância da reciclagem. 6s2s5h

O documentário foi produzido através da aprovação de projeto na Lei Paulo Gustavo. Wender Salviano, idealizador do projeto e que já conhecia a ARA, destacou a importância do trabalho da associação para o bem-estar social e falou sobre sua intenção ao produzi-lo: “O objetivo do documentário é ser educativo mesmo. É ser educativo e servir como utilidade pública.”

A coleta seletiva é uma prática fundamental para reduzir o impacto ambiental e promover um desenvolvimento sustentável. É crucial adotar essa prática para proteger o meio ambiente.

Em Arcos, a prática foi implementada em 2002 através do processo de triagem no aterro sanitário. Já a ARA é uma associação com CNPJ ativo desde o dia 30 de janeiro de 2003. E mesmo após anos de funcionamento, ainda enfrenta dificuldades para se manter, possui maquinário e equipe de funcionários insuficientes para a demanda, segundo a atual presidente Ana Flávia de Resende. Uma invisibilidade sem explicação ante a importância do trabalho que fazem para toda a população.

Outra dificuldade apresentada pelos funcionários no próprio documentário é a falta de compromisso da população quanto a separação dos materiais que vão para a associação. Segundo eles, grande parte do lixo que vai para a seleção não é reciclável.

 

O documentário

Wender falou com o Portal Arcos via aplicativo de mensagem e explicou: “O Documentário tem como objetivo valorizar o trabalho da Associação de Recicladores de Arcos e conscientizar todas as pessoas sobre a importância de reciclar e preservar o NOSSO meio ambiente. O curta-metragem é educativo e de utilidade pública, uma metáfora artística audiovisual sobre a necessidade de uma mudança cultural da comunidade no trato do lixo e na preservação da Mãe natureza. Esperamos que o documentário conscientize as pessoas, façam elas repensarem se estão fazendo a sua parte. Que ele seja ado nas escolas e alcance o maior número de pessoas possível.”.

Queremos que a Associação dos recicladores de Arcos sejam fortalecidos e que melhore como o lixo chega a eles, melhorando assim o rendimento deles. Wender Salviano.

O documentário será lançado no YouTube nesta quarta-feira, 20 de novembro.

Assista ao trailer e acompanhe o @reciclareumaartedoc no Instagram para conhecer o projeto.

 

Impacto da coleta seletiva nas mudanças climáticas

A reciclagem está diretamente ligada ao impacto das mudanças climáticas. Aquilo que fazemos localmente tem um impacto significativo globalmente. Por isso, quando tomamos medidas sustentáveis, temos a chance de ajudar a construir um futuro mais saudável para novas gerações.

Quando o lixo se decompõe nos aterros sanitários é liberado metano que é um potente gás de efeito estufa. Ao diminuir a quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários através da coleta seletiva, a liberação desses gases também diminui. E quanto menos lixo enviado para o aterro, menos serão os resíduos nos lixões.

 

Benefícios particulares relacionados ao clima

Além da de diminuição de gases causadores de efeito estufa já mencionados, cada tonelada de papel reciclada preserva 1,5 mil litros de água. Já a produção de alumínio a partir de latas recicladas consome de 50 a 70% menos energia do que a produção de alumínio a partir do minério bruto.

Isso representa economia de recursos naturais essenciais e mostra a importância de práticas sustentáveis para a conservação de energia e redução do impacto ambiental.

 

Dados de desempenho ambiental

Conforme informações presentes no de Indicadores do Sisema, Arcos está classificada em sexagésimo (60º) lugar no Índice de Desempenho Ambiental Municipal (Idam), em Minas Gerais.

No Instituto de Água e Saneamento foi identificado que 93.29% da população tem o ao serviço de coleta de lixo domiciliar e disponibiliza também o recolhimento de resíduos sólidos. Mas apenas 2,97% do total do lixo recolhido é recuperado. Além disso, o lixo de 2592 habitantes não é recolhido.

Desafios e perspectivas

A coleta seletiva é um o importante para um futuro sustentável. É fundamental aumentar a conscientização e educação ambiental e ampliar a infraestrutura para coleta e reciclagem.

E um dos primeiros e mais importantes pontos é que a comunidade participe de forma ativa e consciente para que, não somente possamos assegurar o bem-estar social atual e de gerações futuras, mas colaborar com o trabalho tão importante feito pelos profissionais da Associação de Reciclagem de Arcos.

 

Fontes de pesquisa:

- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
- SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento)
- CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais)
- COPAM (Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais)
- IGAM (Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais)
- Prefeitura Municipal de Arcos
- Associação de Reciclagem de Arcos (ARA)
- Organização das Nações Unidas (ONU)

VEJA TAMBÉM v4g73

BMX: uma modalidade que tem conquistado fãs pelo mundo! 1t411b

17h00 23 Maio 2025
Saúde mental e crescimento espiritual 362l5j

12h20 23 Maio 2025
Essa região do rosto muda tudo e quase ninguém presta atenção! 6r68

17h24 22 Maio 2025
TDAH: entendendo os sintomas e a importância do tratamento adequado 9151g

17h17 21 Maio 2025
Ex-presidiário descumpre medida protetiva em favor de idoso e é novamente preso 4w3v1

15h32 21 Maio 2025
A falta de sono pode afetar no seu peso! 1p4p47

17h15 20 Maio 2025
Seis edições e contando – cantando e tocando: Limestone Fest 2025 celebra a cena musical local 1f3r4h

O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.

13h56 20 Maio 2025
Limpeza odontológica profissional 701ar

17h56 19 Maio 2025
Vem aí o 2° Campeonato de Xadrez de Arcos! b6e3z

O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!

11h27 19 Maio 2025
Alô? Tem alguém aí? O drama de quem só quer ser atendido por uma pessoa 5622r

Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?

11h05 19 Maio 2025

Obituário 6f4729

FALECIDO EM: 08/04/2025
Odilon Soares da Costa c5vc
FALECIDO EM: 07/04/2025
Modesto Faria Gontijo (viúvo da saudosa Neusa Faria) 145v4a
FALECIDO EM: 06/04/2025
Alvarina Delfina de Andrade(Varina) 446pt
FALECIDO EM: 06/04/2025
João Zeferino André(João Ministro) 3vh73
FALECIDO EM: 04/04/2025
Dulci Aparecida de Oliveira 14431n
FALECIDO EM: 04/04/2025
Rosa Elena Teixeira (Nenê filha do saudoso Vicente Teixeira Sales). 356rz
FALECIDO EM: 01/04/2025
Márcio Bento de Oliveira (Marcinho) 5q6zn
FALECIDO EM: 31/03/2025
Valdir Ferreira de Souza 6gh5s