Segundo Márcio Ferreira, assessor de comunicação da prefeitura, foi concedido alvará para realização do evento no início deste mês de agosto. “O alvará foi concedido em meados do dia cinco de agosto. Não houve nenhuma orientação específica da vigilância sanitária com relação a gripe suína”, explicou. 68y4y
De acordo com doutor Joaquim Morais Júnior, juiz de direito em Arcos, ao ser emitido o alvará pela prefeitura não há mais o que se fazer. “A parte que cabe a nós é a que se trata do judiciário. Questões de segurança, entrada e permanência de menores no evento, por exemplo. Não há nada que ser feito para se impedir o evento. A prefeitura é quem tem autonomia para não permiti-lo. Uma vez permitido ele acontece”, esclareceu.
Antes de o alvará para eventos como o que irá acontecer na cidade o correto é que primeiro seja dada atenção a problemas, por exemplo, de riscos que o mesmo pode causar a população. Bruno Pfister, organizador do evento, disse que está tudo certo com relação o evento. “Estou de posse dos alvarás que permitem que o show aconteça. Quanto a questão de uma possível contaminação de gripe, devido ao fluxo elevado de pessoas presentes no local, é quase zero. A secretaria de saúde de Arcos está tomando as providências para estarem no parque de exposições esclarecendo sobre os risco da gripe e prevenções”, declarou.
Ele usou como exemplo a festa de Barretos para justificar o evento. “Lá acontece uma festa de dez dias. O local é semelhante ao daqui. Aberto, arejado e úmido. E São Paulo é área de risco. Não há perigo algum em realizar o show devido as condições não colaborarem para uma possível contaminação”, concluiu Bruno.
EM TEMPO
A prefeitura municipal de Arcos cancelou o desfile cívico, que aconteceria no dia sete de setembro, em caráter de prevenção à contaminação pela gripe suína. A justificativa para o cancelamento é de que o evento envolve crianças, que compõem o grupo de risco a contaminação.
A liberação do alvará para o show da semana que vem é sob justificativa de que o evento será em local aberto e não trará riscos a quem estiver presente e que não atinge nenhum grupo de risco.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.