O câncer de boca é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, na parte posterior da garganta, nas amígdalas, nas glândulas salivares, na gengiva, na língua e no assoalho bucal. 1j5zm
O câncer de lábio é mais frequente em pessoas de pele clara, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior.
O câncer de boca acomete principalmente pessoas que fumam e os riscos aumentam quando o tabagista é também consumidor de bebida alcoólica.
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são:
- Idade superior a 40 anos
- Vício de fumar cachimbos e cigarros
- Consumo de álcool
- Má higiene bucal
- Uso de próteses dentárias mal-ajustadas, e outros.
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Dificuldade para falar, mastigar e engolir, dor e presença de ínguas (caroço no pescoço) são sinais de câncer da boca em estágio avançado.
Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção, usar filtro solar e chapéu de aba longa, principalmente no período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde (dentista ou médico) pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Esses exames devem ser feitos de 6 em 6 meses e mensalmente toda pessoa deve fazer o auto-exame bucal.
Se você não fuma, não comece a fazê-lo. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal.
Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.