Ontem (24) às 09:00h entrou em operação a nova ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, na cidade de Arcos. Agora, todo o esgoto gerado na cidade vai ser direcionado para a nova Estação. Na oportunidade, foi apresentada para os presentes, a licença ambiental de operação que foi obtida junto a SUPRAM - Superintendência Estadual de Proteção Ambiental - e tem validade de 10 anos. 3w515n
Segundo o prefeito, a licença do Aterro Sanitário também foi recuperada. Agora Arcos volta a receber o ICMS ecológico também pelo Aterro que estava desde 2011 sem receber.
Durante sua fala, o prefeito mencionou sobre a construção de uma cobertura em uma das lagoas de tratamento, projeto que custaria em torno de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e que tentará conseguir junto a Codevasf. Posteriormente, fazer o uso dos gazes para gerar energia. Alem disso, um cinturão verde (plantio de árvores) será feito para que o odor não se espalhe com o vento e no futuro não incomode a população próxima a área.
Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Robson José Correia, todo esforço da istração municipal resultou em uma conquista que vai oferecer melhor qualidade de vida para toda a população. “Dedicamos todo o esforço para colocar a nova ETE em operação. Este nosso empenho vai garantir um melhor desempenho no tratamento de esgoto do nosso município e isso refletirá na saúde pública e no cotidiano do cidadão que morava próximo da antiga estação”.
O momento simbólico de acionamento do motor da bomba contou com a presença de funcionários públicos, moradores da região, vereadores, secretários entre outros, que presenciaram o começo do funcionamento da nova ETE.
Na antiga estação, será iniciada uma nova etapa de trabalho que é a interrupção do recebimento de esgoto e o início do esvaziamento das lagoas para a nova ETE, após isso, o lodo resultante será removido ao Aterro Sanitário do Município.
A istração pretende construir na antiga Estação de tratamento, após sua desativação e desinfecção, uma grande área de lazer para a comunidade.
O desejo antigo de uma população que convive diariamente com um odor extremamente desagradável, deu mais um o para a solução do problema.
Nossa equipe esteve na nova ETE acompanhando este momento e ouviu o prefeito.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.