Durante os dias 12 e 13, o ‘Arraiá Duzarco’ transformou a Praça ‘Floriano Peixoto’ no maior palco de apresentações de quadrilhas juninas. O público que acompanhou os dois dias de eventos percebeu a importância do resgate desta agenda cultural do município – que ao longo de muitos anos, foi considerado pela população arcoense como o mais tradicional festejo junino da cidade. 1u5dj
Pensando nas comemorações dos 81 anos de emancipação político/istrativa de Arcos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) reestabeleceu o resgate desta importante agenda cultural.
Foram dois dias de apresentações de quadrilhas juninas de escolas municipais, das creches, da Confraria de Surdos, do Projeto Garoto Cidadão, do grupo da melhor idade Renovação de Vida e da atração especial do Núcleo Mineiro de Cultura ‘Feijão Queimado. Todas as instituições trouxeram nas suas apresentações a sua maneira coreográfica - que traduziram a essência das quadrilhas juninas - com roupas, adereços, danças e efeitos especiais.
Os shows da Banda Dennis Veloso, na sexta-feira (12) e da dupla Kêviny e Kennedy, no sábado (13) esquentou as noites frias e embalaram os casais que dançaram ao som de músicas sertanejas e de sertanejo universitário. O ‘Arraiá Duzarco’ também contou com barraquinhas de comidas e bebidas típicas, além de fomentar o comércio no entorno da praça.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.