O grupo TEAcolhe completou 1 ano, 365 dias fazendo a mudança e trazendo interação e conhecimento sobre o autismo para as famílias e a comunidade. Nasceu em 26 de Setembro de 2018 a TEAcolhe: a Associação de apoio aos pais e familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Projeto fruto de um desejo pessoal de inicialmente seis pessoas: com o objetivo de acolher, orientar, informar e ajudar. 55l52
Confira a um pouco sobre a trajetória do grupo neste 1 ano em Arcos:
Primeira reunião realizada em 25 de setembro de 2018, na residência da sra. Presidente, Lilian Garcia. (Participam da foto: Édna Barboda, Kely Cristina, Cleuza Lima, Lourdes Rabelo, Cristiano Porto e Lilian Teixeira.)
Primeira Tarde Animada em comemoração ao Dia das Crianças promovida pela TEAcolhe
Realizada no mês de Outubro de 2018, a Primeira Tarde Animada da TEAcolhe em Comemoração ao Dia das Crianças foi um tremendo sucesso.
Tivemos a participação de mães, pais, familiares, amigos, voluntários e a Equipe da TEAcolhe.
Diretoria TEAcolhe, 2018.
Nossos voluntários marcaram presença, nesta que foi a primeira ação da TEAcolhe.
Jogo de Xadrez com Antônio Vitor e Manuel.
Piscina de bolinhas com Rafael e Luan.
Cama elástica.
Reunião de Planejamento das ações para o ano de 2019
.
9º Seminário Mineiro sobre o Autismo
A Associação TEAcolhe marcou presença no 9º Seminário Mineiro sobre o Autismo, realizado no dia 16 de março de 2019, no auditório do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte..
Reunião de Planejamento das ações para o ano de 2019.
A caravana realizada pela TEAcolhe saiu de Arcos com aproximadamente 46 pessoas, entre elas, mães de autistas, professores, agentes educacionais, psicologos e curiosos pelo tema.
2ª Formação – Diretoria TEAcolhe
Presidente: Lilian Garcia
Vice-presidente: Lourdes Rabelo
1º Secretário: Cristiano Porto
2ª Secretária: Carolina Xavier
1ª Tesoureira: Cleuza Lima
2ª Tesoureira: Édna Barbosa
Representante de Pais: Kely Cristina
Jurídico: Lidiane Gabriela
No Jornal Correio Centro-Oeste, de 31 de Março de 2019, foi publicada a entrevista dada por nossa equipe ao mesmo. Agradecemos imensamente o convite e o carinho pelo qual fomos recebidos. A divulgação da Teacolhe Arcos nesse importante meio de comunicação ampliará o alcance do nosso projeto e trará mais visibilidades as ações realizadas nesses 6 meses de existência da nossa Associação: TEAcolhe
II Caminha Pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Este evento foi uma Organização TEAcolhe e Escola da Vila em parceria com as Escolas Municipais, Estaduais e APAE. A caminhada saiu da Praça do Vivi com destino à Praça Floriano Peixoto, com apresentações diversas e depoimento das educadoras e mães de crianças autistas. Durante todo o trajeto a caminhada contou com a participação da tradicional Fanfarra Da “Vila Boa Vista” além de vários cartazes de diversas escolas e alunos, pais, professores e funcionários das mesmas entre outros, lutando pela conscientização de quem cria o seu o mundo e o partilha de forma especial com quem convive!
2 de Abril – Mês de Conscientização Sobre o Autismo
No dia 03 de abril, foi realizado no espaço de confraternizações do Hotel Ônix, o Primeiro Encontro de Mães e Familiares de Autistas. Na ocasião, recebemos dona Elisa, mãe do Marcelo, que foi diagnosticado com autismo logo na infância e hoje está com 40 anos de idade. O evento foi marcado por muita emoção e solidariedade as mães presentes.
No dia 1 de Maio, o Centro de Equoterapia Miguel Guerreiro, abriu as portas para receber as mães de crianças com autismo de nossa Associação, TEAcolhe. Foi uma tarde muito especial e repleta de diversão, os filhos puderam andar a cavalo e usar todos os espaços do lugar: sala de jogos, piscina, área de lazer e arredores do Centro.
Agradecemos imensamente, Tica, Daniel, Anderson e demais envolvidos nesse belíssimo e importante projeto, que carinhosamente abriram as portas do Centro e nos receberam com imensa alegria. O Centro de Equoterapia Miguel Guerreiro, não possui fins lucrativos.
No dia 19 de maio, acontece o Primeiro Encontro de Mães da TEAcolhe. O evento foi organizado pela Associação de Apoio para Pais e Familiares de Pessoas Autistas, que na ocasião formalizou sua Diretoria e Abertura Oficial.
Abrimos nossa manhã com um delicioso café, uma dinâmica de interação entre as mamães, realizada pela psicologa Karina e em seguida, contamos com dois espaços: Um espaço para mamães, com serviços de maquiagem, Curso de Automaquiagem, Escova, chapa, Sobrancelha, massagem nos pés.E um espaço para os filhos, com pula pula, piscina de bolinhas, brinquedos gigantes.
Nossos agradecimentos a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso deste evento.
Excursão à Divinópolis para a Palestra: Autismo: Inclusão Escolar e Social. Um sonho mais que possível
No dia 21 de agosto, a Associação de Pais e Familiares da Pessoa com Autismo - TEAcolhe e a APAE de Arcos, trouxeram à Cidade a palestra " Autismo: Inclusão social e escolar, Um Sonho Mais Que Possível”, que aconteceu na Casa De Cultura de Arcos, palestrado pela família Brito Sales: Nicolas Brito Sales escritor, fotógrafo e autista, sua mãe Anita Brito e seu pai Alexsander Sales.
O evento foi organizado pela Associação Teacolhe que comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e, na ocasião celebra um ano de existência.
Conheça mais sobre o grupo TEAcolhe e seus serviços em entrevista com Lourdes Rabelo:
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.