Na última terça (29) estivemos na tradicional escola arcoense “Estadual Da Vila Boa Vista”, para conhecermos os alunos que conquistaram o 27º lugar entre mais de 200 escolas no Campeonato de Matemática promovido pela EMGE e Escola Dom Helder Câmara, disputado em Belo Horizonte. Além deles conhecemos a equipe que os preparou e acompanhou os alunos em todos os os. q1u2
Este campeonato foi exclusivo para a rede estadual de ensino, promovido pelas faculdades EMGE (Escola de Engenharia de Minas Gerais) e Escola Dom Helder Câmara - DHC, de BH, contou com a participação apenas das escolas públicas (Estaduais e Federais) de Minas Gerais.
Foram inscritos 31 alunos da “Vila Boa Vista”, sendo eles estudantes do 2º e 3º no Ensino Médio, a princípio foi feita a inscrição da escola e de todos os alunos interessados, após foi feita uma seleção mediante a uma prova e os dez melhores resultados foram selecionados para representar a escola. Destes foi escolhido um líder, que ficaria incumbido de rear as respostas por meio de um portal criado especialmente para o campeonato.
Depois de várias etapas classificatórias as escolas que maior pontuaram deveriam indicar dois alunos para disputarem a final, em Belo Horizonte, os mesmos fariam a prova final do campeonato em dupla na capital, então para ser justa a escolha foi feita uma votação entre o grupo dos 10 alunos indicando dois representantes para realizar o desafio final.
Cazanga Imobiliária foi de essencial importância para esta equipe, pois proporcionou aos jovens uma contribuição financeira para que os mesmos pudessm estar em Belo Horizonte junto da professora responsável para realizarem a prova.
A final aconteceu dia 05 de outubro na sede da EMGE, onde das 65 escolas classificadas, compareceram 63 e destas, apenas 11 eram do interior, as demais de BH e região metropolitana.
A prova foi feita em 15 questões, com pontuação crescente. Matheus e Luis que foram representar a sua equipe e a escola Estadual “Da Vila Boa Vista” acertaram 11 e ficaram em 27° lugar na fase final classificatória entre as mais de 200 escolas inscritas.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.