Coronavírus, aparte dos motivos que os cientistas escolheram para dar tal nome à causa material,isto é,ao vírus da doença infecciosa que aflige a população mundial neste ano de 2020, o vírus está coroado. Coroado por pânico feito pela mídia? Coroado por interessados em uma possível faxina social? Coroado pela realidade nua e crua? Sem saber a procedência dessa corona, o fato é que ele já a tem. k675y
O vírus mais popular destes dias foi coroado e está reinando e conquistando novos territórios. Sistemas que na teoria trariam solução não se mostram eficientes. A mão invisível que traria ordem está não somente invisível como também impalpável. A dialética dos revolucionários defensores das vidas oprimidas muitas vezes está chegando na síntese calculista deque vidas precisam ser sacrificadas.A ciência se mostra sem capacidade não só para conter o vírus conforme a demanda da necessidade, mas também pessoas ancoradas apenas na razão científica não têm uma solução ética para a situação. Alguns sistemas religiosos estimulam os fiéis a esquecerem do mundo, pois nos desígnios que acreditam, apenas os escolhidos serão salvos. De corona de rei, aos poucos parece que este vírus terá corona de imperador.
Contudo,o famoso vírus está trazendo uma experiência única para muitos. Astronautas, monges, alguns nerds entre outras poucas pessoas já fizeram a experiência de isolamento, no entanto, agora muitos a estão fazendo pela primeira vez. Dizem que várias pessoas que am por estas experiências se fazem místicos ou se tornam loucos. Parece que foi a quarentena da peste bubônica que ajudou Newton a pensar na Teoria da Gravidade. O que sim sabemos é que as pessoas se transformam com esta prática. Tal modus vivendi se torna ainda hoje estilo de vida almejado por muitos, em culturas e religiões diferentes, pois tamanha é a crença no potencial transformador dessa prática.Prática também perigosa, uma vez que traz o perigo do egoísmo quando não for bem orientada.
Escutamos relatos que quando nazistas fechavam judeus em câmeras de gás e depois de 20 ou 30 minutos, ao abrir o recintoencontravam uma pirâmide de corpos. No desespero, muitos tentavam salvar a si e subiam sobre os outros para poder respirar, esmagando no centro os mais fracos, ou seja, idosos, pessoas enfermas e crianças. Alguns dizem que não devemos nos preocupar com este vírus, pois só idosos e pessoas fracas que morrem com o mal por ele provocado. Vergonhoso retorno da barbárie! Haverá um novo tribunal acima das leis vigentes para julgar tais crimes?
Nesta semana, líderes religiosos de várias confissões, junto com o Papa Francisco estão convidando as pessoas a olhar para o alto e pedir o melhor para estes tempos. Talvez no isolamento encontraremos soluções para um mundo diferente onde as pessoas poderão florescer mais.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.