A Trilha Empreendedora de Inovação e Aprendizado (TEIA) realizou, na quinta-feira ada (14), a oficina de Ecossistema de Educação Empreendedora. O evento ocorreu em formato on-line e foi direcionado para gestores educacionais. 1b4mz
O objetivo da oficina foi proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a importância da interação das instituições de ensino em que atuam com outras instituições e atores que promovem e fomentam a cultura empreendedora do território.
O evento teve uma carga horária de 3 horas e contou com a participação de gestores educacionais da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Formiga e do Unifor-MG.
As facilitadoras da oficina foram as analistas da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-MG, Cacilda Almeida e Rachel Matos Dornelas. O conteúdo pragmático do encontro contou com a seguinte pauta: Estratégias de desenvolvimento da Educação Empreendedora; Boas práticas de Educação Empreendedoras; Ecossistema de Educação Empreendedora e suas dimensões; Mapeamento do Ecossistema de Educação Empreendedora do território; Plano de ação/Iniciativas de Educação Empreendedora; e Aplicação da Ferramenta Radar de Educação Empreendedora para Instituições de Ensino.
Para o secretário Municipal de Educação, Jaderson Teixeira, o trabalho em conjunto do Sebrae, Prefeitura, IFMG e Unifor-MG em prol da formação de um ecossistema de educação empreendedora tem muito a ofertar para a comunidade. “A oficina foi muito proveitosa e constituiu um ponto de partida importante para o estabelecimento de metas conjuntas”.
Para a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica do Unifor-MG, Fernanda Maria Rodrigues Castro, a oficina trouxe temas muito pertinentes. “ Os temas propostos devem ser discutidos entre as instituições para que seja possível traçarmos estratégias de forma conjunta para que a educação empreendedora possa aproximar os estudantes das reais demandas do mercado e despertar uma visão crítica e inovadora nos novos profissionais e em todo o território, promovendo o desenvolvimento local. A oficina foi muito bem conduzida pela Cacilda e pela Rachel, que compartilharam seus conhecimentos e trouxeram discussões enriquecedoras. Aguardamos o próximo encontro”.
Segundo o representante do IFMG- campus Formiga, Breno Valente Fontes Araújo, “o evento foi muito importante para fortalecer a relação entre os atores envolvidos no sistema educacional de Formiga e principalmente para que cada um consiga entender como o outro pode ajudar na potencialização da educação empreendedora na cidade. Desde a educação básica nas escolas municipais até o ensino superior no IFMG e Unifor-MG”.
A TEIA
A Trilha de Educação Empreendedora e Inovação (TEIA) é uma ação de fomento ao empreendedorismo local e tem como objetivo construir um ecossistema de educação empreendedora e inovação em Formiga, por meio de ações que envolverão estudantes, professores, empresários e a comunidade.
O programa é resultado de uma parceria entre a Regional Centro-Oeste do Sebrae Minas, Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU), pertencente ao Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Formiga e o F7 (movimento empreendedor de impacto social que busca inovação e colaboração para o município).
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.