Nesta terça-feira (29), o último dia do prazo estipulado pela World Athletics (entidade que regula o atletismo em nível mundial) para a obtenção dos índices para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a mineira Nubia Soares saltou 14,68 metros (m) e superou o índice de 14,32m na prova do salto triplo do Trofeo Diputación Castellón - Memorial José Antonio Cansino, na pista Gaetà Huguet, em Castelón de La Plana, na Espanha. 6x5gu
O salto garantiu o segundo lugar na prova para a atleta que defende o Barcelona, na Espanha. A campeã foi a cubana Liadagmis Povea, com 14,7m (1.7). Leyanis Perez, também de Cuba, terminou em terceiro lugar, com 14,53m (0.5).
Desde maio, Núbia estava buscando a qualificação olímpica no torneios no país ibérico. Já tinha saltado 14,03m no dia 29 de maio, 13,97m em 13 de junho e 14,26m no domingo (27).
Atualmente com 25 anos, a mineira enfrentou problemas de lesões neste ciclo e qualificou-se para a sua segunda Olimpíada, já que representou o Brasil no Rio-2016. Recordista brasileira da especialidade e sul-americana da prova, com 14,69m, a saltadora ficou também a apenas um centímetro de igualar essa marca.
Corrida com barreiras
Além da conquista de Núbia, o carioca Gabriel Constantino de Oliveira venceu nesta terça-feira os 110m com barreiras, com 13seg60, no Meeting Internacional de Lucerna, na Suíça. Recordista sul-americano da prova, com 13.18, o brasileiro já está qualificado para a Olimpíada.
Com o fechamento da janela classificatória para os Jogos Olímpicos ocorrendo nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza nesta quarta-feira a convocação oficial da seleção nacional da modalidade para o evento japonês. A expectativa é de que o país leve aproximadamente 50 atletas para a competição, que vai ocorrer entre os dias 29 de julho e sete de agosto no estádio Olímpico de Tóquio.
Sua história
Núbia Aparecida Soares, que nasceu em Lagoa da Prata, 26 de março de 1996, é uma triplista olímpica brasileira. Representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 na prova de salto triplo feminino do atletismo.
Ex-handebolista, Núbia migrou para o atletismo após a extinção de sua equipe de handebol. Com dois anos de prática, disputou o Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo de 2013, no qual conquistou o quarto lugar do salto triplo. Nas categorias de base do atletismo, viria a conquistar medalhas no Pan-Americano Junior de 2013, Sul-Americano Sub-23 de 2014 e no Pan-Americano Junior de 2015.
Ainda em 2015, competiu nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial de Atletismo, terminando em 22º na fase de qualificação do salto triplo.
Em 2016 atingiu o índice olímpico para o salto triplo no Troféu Brasil de Atletismo de 2016. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 terminou a fase de qualificação do salto triplo feminino em 34º lugar, não se classificando para a final da prova.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.