Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG) 314a8
O prefeito de Arcos, professor Claudenir José Melo (Baiano), e a secretária de Educação, Sônia Neves Zuquim, deram abertura oficial ao ano letivo de 2023. As aulas começam na segunda-feira (6), mas hoje tem sido um dia de importantes atividades para profissionais do setor e pais e/ou responsáveis dos estudantes.
Em forma de valorização aos talentos dos profissionais da Educação que tão bem servem a população arcoense, a Prefeitura promoveu na parte da tarde uma capacitação com o professor Daltro Monteiro, no auditório da Puc Minas, que apresentou práticas pedagógicas inovadoras. Ele é um renomado conferencista, Mestre em Educação, habituado a compartilhar conhecimentos de forma muito didática. Palestra no Brasil e fora.
A mesa é formada pela vereadora e professora Kátia Mateus, professor Daltro Monteiro, Sônia Zuquim (secretária de Educação), professor e prefeito Baiano e vereador Ademar Medeiros (presidente da Câmara)
A vinda dele a Arcos, além da abertura do ano letivo, marca o lançamento do programa ‘Educação Total - refletir, agir e transformar vidas’, uma iniciativa da Prefeitura para que a Rede Municipal promova Educação de excelência e referência à população. “Queremos uma Educação total e, para isso, precisamos que todos participem. Nós precisamos que nossos alunos saibam ler, escrever e fazer contas. E não é difícil. Basta que queiramos. Precisamos buscar experiências novas e esta é uma das razões do Daltro estar aqui”, evidencia o prefeito e professor Baiano.
Daltro enfatizou a importância de se reformular as metodologias pedagógicas, e estimulou que os professores adotem práticas de gratidão e afetividade dentro de sala de aula. Além de estimular que os educadores criem ambientes favoráveis para o aprender. “Criança corre, brinca; ela não fala, ela grita. Criança é movimento, é energia, e a gente precisa acolher esta energia”, motivou.
A secretária de Educação de Arcos, Sônia Neves Zuquim, afirmou que a Secretaria está comprometida com bons resultados. “Minha primeira aula como secretária está sendo hoje. A confiança é enorme neste time que é vencedor, porque sempre quer buscar o melhor. E, com vocês, nós queremos fazer a diferença”.
À noite, a formação será para pais.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.