No dia 02 de abril, dia mundial de conscientização do Autismo, a TEAcolhe promoveu a 5ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. O intuito da Associação de Apoio aos Pais e Familiares de Autistas é conscientizar e engajar a população arcoense quanto à causa. 5f3155
Abril Azul
Além da caminhada, a instituição divulgou uma agenda contendo uma série de atividades a serem promovidas durante todo o mês de abril; mês esse estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês da Conscientização do Autismo.
Serviços oferecidos pela TEAcolhe
Atualmente a TEAcolhe possui mais de 120 famílias cadastradas e promove a interação destas presencialmente e através de grupo de WhatsApp. Esse convívio promove o fortalecimento de vínculo das famílias que trocam experiências, informações e buscam soluções para os enfrentamentos diários.
A instituição entende a dificuldade de mães que não conseguem sair de casa sem o filho. Por isso várias ações do projeto são pensadas na inclusão da pessoa autista nas atividades. Além disso, são oferecidas rodas de conversa com pais e psicólogos, encontros para palestras e cursos destinados para os familiares.
As famílias são recebidas às quartas-feiras de 13 às 16h para cadastro e requerimento da CIPTEA (Carteirinha de Identificação da Pessoa Autista). A carteirinha une diversas informações em um único documento, dispensando, assim, a apresentação de laudo em diversas situações diárias para ar direitos já conferidos por lei.
O atendimento também orienta as famílias sobre direitos como o BPC e cartão preferencial de estacionamento e como á-los. E, em breve, a TEAcolhe disponibilizará cordões de girassol: um ório que possibilita a identificação da pessoa que possui deficiência oculta.
Para o futuro a TEAcolhe precisa equipar a sala para receber os familiares. Aline conta que foram doadas mesas, cadeiras, um notebook, mas faltam outros itens importantes: “ainda não temos telefone, impressora, ventilador, geladeira, espaço adaptado para as crianças”, explica.
História
Com sede inaugurada em 27 de novembro de 2023, a TEAcolhe é uma instituição que oferece acolhimento as famílias de pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista.
A instituição foi criada com a intenção de “Cuidar de quem cuida”, amparar quem, desde o diagnóstico, dedica sua vida a cuidar da pessoa no espectro. Está localizada à avenida Magalhães Pinto, n.400, sala 201.
Aline, membro da diretoria da instituição TEAcolhe Arcos, explica que essa é a primeira sede desde a sua fundação e que nos últimos cinco anos os encontros aconteciam em espaços privados: “Os membros da diretoria cediam suas casas e espaços eram oferecidos por parceiros, apoiadores da Associação. Em alguns momentos as reuniões e encontros aconteciam em locais públicos, como casa de cultura, câmara e escolas”.
Ela conta que a locação da sede foi doada pelo Sr. Adriano Veloso, proprietário da fazenda Estância do Leite, que manifestou intenção de ajudar a Associação após se sensibilizar ao presenciar uma mãe atípica com seu filho em um ambiente que frequenta. “Adriano nos procurou com a intenção de ajudar a TEAcolhe e compartilhamos com ele que estávamos com dificuldades em buscar recursos financeiros disponíveis para associações devido a falta de uma estrutura física que nos permitisse cumprir os objetivos estatutários da associação e assim ele se dispôs em pagar o primeiro ano de locação da sede.”
É preciso frisar a importância da comunidade e órgãos públicos para a manutenção de instituições como essa, tão necessárias para a sociedade como um todo. Que as leis alcancem a população não somente a nível de conhecimento, mas de cumprimento. Que políticas públicas sejam criadas para que essas pessoas sejam devidamente assistidas, possam se desenvolver e alcançar todo o seu potencial.
Aline deixa uma mensagem de agradecimento em nome da instituição para aqueles que doam, se doam e ajudam a manter viva a ideia inicial da associação dentro de todas as atividades e serviços oferecidos: “Gostaríamos de agradecer a todos, que direta ou indiretamente contribuíram com a Associação nestes 5 anos de existência. Neste momento, nosso agradecimento especial será aos vereadores João Paulo, Carlinhos, Ronaldo e Flávio que dentre as suas indicações para as emendas impositivas, lembraram da TEAcolhe. A eles nossos agradecimentos e estamos focados e empenhados na elaboração do plano de trabalho para que estejamos aptos a receber o recurso financeiro que será de grande importância para nossa estruturação”, finaliza.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.