• 23/05/2025
25 Setembro 2024 às 17h43

Filme Faroeste será exibido em Arcos em outubro 295r7

As exibições acontecerão na CASA DE CULTURA, nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2024, às 20h. 2e3vq

O filme Faroeste, uma produção de Abelardo de Carvalho, será exibido em Arcos na Casa de Cultura Maria do Carmo Frias, no próximo mês. Serão 4 dias de exibição: 17, 18, 19 e 20 de outubro às 20h. 3f6u1m

A obra, com fotografia de Vinícius Brum, foi gravada no município de Pains, com algumas cenas em Arcos. Contou com as vozes de Márcio Seixas, dublador oficial do Clint Eastwood no Brasil, e Orlando Drummond, dublador oficial do Sargento Garcia (Zorro).

Em breve serão divulgadas mais informações sobre o evento.

Confira um pouco da história do filme:

FAROESTE

Um filme de ABELARDO DE CARVALHO

A feitura do roteiro do filme Faroeste se iniciou logo após o lançamento de meu primeiro romance, BESTIÁRIO, na Casa de Cultura de Arcos, em 2002. Um lançamento regado a garapa, café com rapadura e cachaça, paçoca de carne e broa de milho. Ou seja: apenas reproduzimos a culinária dos tropeiros, tão presente no livro e, agora, no filme. No hall de entrada, cinco mulas paramentadas davam o tom do lançamento. O romance serviu de universo de referência para o filme, todo ele calcado na particular trajetória de seu personagem principal: Luís Garcia.

Quando optamos por chamar o projeto de FAROESTE, estabelecemos, claro, logo um diálogo direto com o gênero cinematográfico. Penso que todos os ingredientes de um faroeste clássico estão presentes: o formato da tela em cinemascope; os grandes planos abertos, os closes fechadíssimos, os duelos e a dublagem. Os maiores dubladores brasileiros participam do projeto. Márcio Seixas – o dublador oficial do Clint Eastwood no Brasil – empresta a sua voz ao nosso Luís Garcia. Orlando Drummond, dublador oficial do Sargento Garcia (Zorro) fez o nosso Comandante de polícia. E, assim segue, conceitualmente. As diversas cenas de cavalos contaram com a valiosa participação dos animais: o cavalo Brinquedo e a afamada mula Champanhe Granfina Império – ambos gentilmente cedidos à produção pelo empresário Luís Vicente da Costa do Império Rural. Este é, portanto, um faroeste essencialmente mineiro, com um tempo mineiro de observar as coisas, suas liturgias e religiosidades, econômico nas palavras, mas nada econômico ao abordar a exuberância de nossos cenários rochosos.

Desde o início, a ideia imposta pelo baixíssimo orçamento era filmarmos apenas com luz natural. O jovem fotógrafo carioca, Vinícius Brum, topou reproduzir a luz do início do século XX, quando não tínhamos ainda eletricidade no interior do país. E este efeito se faz sentir em todo o filme e proporcionou uma identidade visual de composição ímpar às cenas noturnas. Centenas de potentes velas foram produzidas numa fábrica de Formiga. Os lampiões e as lamparinas, as tochas e as fogueiras ajudaram sobremaneira a dar à nossa história ainda mais dramaticidade. Nas cenas diurnas, usamos apenas o sol. O jornalista carioca e crítico de cinema Leonardo Luiz Ferreira escreveu em seu blog: “a fotografia de Vinicius Brum é uma das melhores do cinema contemporâneo brasileiro em que varia a beleza dos planos-gerais e arrojo de sequências internas.

Seguindo a obsessão do nosso personagem Luís Garcia por ouro e prata, as cores do filme puxaram para o dourado nas cenas externas e para o prateado nas cenas internas. Eu penso também que o Vinícius foi muito feliz na maneira elegante com que ele enquadrou o nosso personagem principal, dando a ele um caráter ainda mais trágico e mítico. O crítico Leonardo Luiz Ferreira ainda anotou: “outro elemento que pode ser ressaltado no longa é o desenho de som, realizado pelo então jovem carioca Bernardo Uzeda. Não só a trilha sonora compõe bem com as imagens como os sons criam um universo bem particular.” De fato, o som do nosso Faroeste é um capítulo à parte. Saímos das filmagens apenas com o som guia. Nada valendo, portanto. Mas como a ideia era, desde o início, dublar os atores e refazermos todos os efeitos sonoros em estúdio, isto nunca foi um problema. Muito pelo contrário, tal decisão arriscada nos permitiu concentrar forças na captação das imagens e foi determinante para atrair o interesse de Bernardo Uzeda, também responsável pela trilha sonora original. Um dia dissemos a ele: tudo neste filme range. E foram adquiridos mil e quinhentos diferentes rangidos, centenas de efeitos de cavalos e sons ambientes diversos. Pesquisamos e conseguimos gravações de todos os nossos pássaros regionais: do Corumbá à Serra da Canastra, limites donde a nossa narrativa se desenvolve. João Evangelista Rodrigues – poeta e musicista arcoense – atua no filme interpretando o também saudoso arcoense Zé Leopoldo, de Calciolândia. No caso, a produção optou por situar o curandeiro na gruta da Cazanga, onde ele fecha o corpo de Luís Garcia, numa cena antológica de rara plasticidade.

O arcoense João Evangelista Rodrigues interpreta outro ilustre arcoense Zé Leopoldo, na gruta da Cazanga. Foto: Rudji Mayal

Wladimir Winter é Luís Garcia no Faroeste de Abelardo de Carvalho. Foto: Rudji Mayal

VEJA TAMBÉM v4g73

Essa região do rosto muda tudo e quase ninguém presta atenção! 6r68

17h24 22 Maio 2025
TDAH: entendendo os sintomas e a importância do tratamento adequado 9151g

17h17 21 Maio 2025
Ex-presidiário descumpre medida protetiva em favor de idoso e é novamente preso 4w3v1

15h32 21 Maio 2025
A falta de sono pode afetar no seu peso! 1p4p47

17h15 20 Maio 2025
Seis edições e contando – cantando e tocando: Limestone Fest 2025 celebra a cena musical local 1f3r4h

O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.

13h56 20 Maio 2025
Limpeza odontológica profissional 701ar

17h56 19 Maio 2025
Vem aí o 2° Campeonato de Xadrez de Arcos! b6e3z

O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!

11h27 19 Maio 2025
Alô? Tem alguém aí? O drama de quem só quer ser atendido por uma pessoa 5622r

Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?

11h05 19 Maio 2025
Social e Associação fizeram ótima partida pela 9ª rodada do Municipal de Arcos 1w5x6m

10h44 19 Maio 2025
Léo Boyka Team brilha no JJFA Jiu-Jitsu For All e leva Arcos ao pódio b2m4d

A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.

09h03 19 Maio 2025

Obituário 6f4729

FALECIDO EM: 08/04/2025
Odilon Soares da Costa c5vc
FALECIDO EM: 07/04/2025
Modesto Faria Gontijo (viúvo da saudosa Neusa Faria) 145v4a
FALECIDO EM: 06/04/2025
Alvarina Delfina de Andrade(Varina) 446pt
FALECIDO EM: 06/04/2025
João Zeferino André(João Ministro) 3vh73
FALECIDO EM: 04/04/2025
Dulci Aparecida de Oliveira 14431n
FALECIDO EM: 04/04/2025
Rosa Elena Teixeira (Nenê filha do saudoso Vicente Teixeira Sales). 356rz
FALECIDO EM: 01/04/2025
Márcio Bento de Oliveira (Marcinho) 5q6zn
FALECIDO EM: 31/03/2025
Valdir Ferreira de Souza 6gh5s