Entrevistamos Jonas Otaviano Costa, 2º Sargento da Polícia Militar, para discutir a situação da segurança pública em Arcos no ano de 2024. O sargento, que desempenha diversas funções, incluindo coordenador do sistema ‘Olho Vivo’ e assessor de comunicação, compartilhou dados e percepções sobre os desafios enfrentados e as ações implementadas pela PM. 33102t
Criminalidade em 2024
Em 2024, Arcos registrou 5591 ocorrências, abrangendo acidentes de trânsito, crimes e contravenções penais, operações policiais e boletins de ocorrência simplificados. Os crimes mais frequentes foram contra o patrimônio, como furtos simples e estelionato, e contra a pessoa, incluindo lesões corporais e agressões. Segundo o sargento Jonas, "não houve uma região específica com maior incidência de crimes; todas as áreas da cidade, incluindo a zona rural, registraram ocorrências de forma heterogênea".
Para combater esses crimes, a Polícia Militar implementou medidas legais conforme sua missão constitucional, que vão desde o patrulhamento ordinário até o rastreamento e prisão de infratores, além da apreensão e recuperação de materiais ligados às ocorrências.
Violência contra a mulher
Em 2024, foram registradas 111 ocorrências de violência doméstica. As principais causas identificadas foram os atritos conjugais. Para proteger as mulheres, a Polícia Militar lançou programas como a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica e visitas tranquilizadoras. Além disso, a PM oferece orientações e encaminhamentos para assistência médica e psicológica às vítimas.
Violência contra crianças
Dois casos de abuso e negligência infantil foram registrados, ambos envolvendo crianças de 12 anos. Em ambas as situações, os autores foram presos em flagrante. As principais formas de violência identificadas contra crianças foram abuso sexual. Para combater essa questão, a Polícia Militar realizou palestras em escolas e outros locais sobre medidas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes.
Violência contra idosos
Em 2024, houve um caso registrado de roubo contra uma idosa de 73 anos, na área central da cidade. O autor foi preso e a vítima recebeu atendimento médico. A Polícia Militar acredita que muitos casos de violência contra idosos não são reportados, dificultando a atuação das autoridades. Para prevenir esses casos, a PM realiza palestras e difunde dicas de segurança.
Perspectivas para 2025
Para o próximo ano, a Polícia Militar planeja expandir o sistema 'Olho Vivo', aumentando o número de câmeras e operadores em pontos estratégicos. A corporação também pretende continuar com o patrulhamento preventivo e a repressão qualificada de delitos, fazendo melhor uso da tecnologia. "A conscientização da população é essencial para a prevenção da violência", destaca o sargento Jonas.
A PM também busca fortalecer a colaboração com a comunidade e outras organizações, utilizando diversos meios de comunicação para oferecer total transparência sobre o trabalho desenvolvido. Investimentos em tecnologia e treinamento estão previstos, em parceria com os poderes Legislativo e Executivo municipais, com projetos que, segundo o sargento, serão divulgados no momento oportuno.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.