Em uma iniciativa da Câmara Municipal de Arcos juntamente com a Escola do Legislativo Mauro Guimarães, o evento De Mulher para Mulher - Roda de conversa Por elas e com Elas aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12, na Casa de Cultura do município de Arcos–MG. 3jj9
O evento surge como uma ação transformadora que visa inspirar e fortalecer as mulheres de Arcos de modo que a Câmara Municipal e a Escola do Legislativo possam promover igualdade e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
As vereadoras Kátia Mateus, presidente da Câmara de Arcos, a vereadora Jaiane Soares, e a vereadora Leslie Costa destacaram sobre a importância da união das mulheres, do apoio, o incentivo e da luta diária da causa feminina.
Estiveram presentes na roda de conversa Juliana Amaral de Mendonça Vieira - Promotora Titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca e Curadora da Infância e Juventude de Arcos, Aline Arantes - Secretaria de Saúde, Hionara Araújo Pimentel – Delegada da Polícia Civil de Arcos e Pains, Flora Alves Nogueira – Psicóloga e Psicoterapeuta, Ana Luiza Faria Sena Morais – Psicóloga, Fabiana de Fátima Ferreira Guimarães –Advogada e Presidente da OAB Subseção de Arcos.
A plateia foi composta por mulheres e adolescentes do ensino médio que puderam ouvir, conversar e dividir experiências com todas as presente e palestrantes.
Os temas abordados falaram sobre a saúde das mulheres que enfrentam uma sobrecarga emocional, mental e física devido ao trabalho invisível não remunerado e ao acúmulo de funções, que podem afetar a sua saúde mental. O assédio, a violência física e psicológica que grande parte das mulheres sofrem também foram abordados e sobre e a importância de se romper esse ciclo de violência. Questões sobre o Empoderamento, a autoestima, desigualdade salarial e a importância de uma rede de apoio feminina em momentos de fragilidade também foram destaque na Roda de Conversa.
A Advogada e Presidente da OAB de Arcos nos apresentou sobre como a autoestima e como a terapia ajuda a vida de muitas pessoas, pois estando com seu psicológico bem a pessoa busca sempre por uma vida melhor.
A psicóloga Flora Nogueira acrescenta que as mulheres acabam por se cobrarem muito e se autocriticar sempre, devido a grandes violências emocionais vividas e não notada por sua parte.
Segundo a Psicóloga Ana Luiza Faria, a violência às vezes não é perceptível e é preciso estar atenta aos sinais e a importância da sonoridade e de se conversar de mulher para mulher, acolher e ouvir, acreditar no seu potencial, se cuidar e conseguir se olhar mais afundo para conseguir acolher também a quem precisa.
A Delegada da Polícia Civil Hionara Pimentel acrescentou sobre a importância da compreensão do fato da violência que a mulher possa se encontrar e de se romper este ciclo. Muitas mulheres têm uma jornada dupla por cuidar da casa e do profissional e não percebem a importância de suas escolhas e da importância de conseguir parar para olhar para si mesma e não aceitar nenhum tipo de violência em sua vida.
A Promotora de Justiça Juliana Amaral explicou sobre os vários tipos de violência que a mulher a e como elas podem ser respaldadas pela justiça pela Lei Maria da Penha e a Lei Henry Borel, que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e ao adolescente.
A Secretaria de Saúde Aline Arantes citou como as unidades básicas de saúdes estão preparadas para atender as demandas tanto físicas como psicológicas das mulheres, com profissionais preparados para este acolhimento.
A Vereadora e Presidente da Câmara Kátia Mateus informou que já existe um projeto de Lei para a criação de um Centro de referência da Mulher, em que a mulher possa ser acolhida e aparada com segurança e atendimentos em seu momento de maior fragilidade.
A Vereadora Jaiane Soares enfatiza a importância da voz das mulheres na sociedade e como a união e o acolhimento podem fazer a diferença na vida de cada mulher. Mais do que um evento para o dia da mulher, a Roda de Conversa foi um importante palco e voz de grandes trocas de informações, desabafos e experiência!
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.