A Confraria de Surdos, com a parceria das instituições APAE, Miguel Guerreiro, TEAcolhe e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONPED) realizará um evento em comemoração ao dia 24 de abril, data dedicada ao Dia Municipal da Libras. 1m3j2x
Com muita alegria proporcionaremos à nossa população informações valiosas não apenas sobre Libras, mas sobre os direitos da pessoa com deficiência. Além dos direitos, os palestrantes tratarão dos riscos principalmente para o Poder Público por não estar cumprindo com a legislação voltada para esse público, da importância dos conselhos municipais, da participação social nos conselhos e políticas públicas – Coordenadora istrativa da Confraria de Surdos, Paula Sandra Goulart Valente.
Segundo informações da instituição, serão dois dias de palestras, compartilhamento de experiências e muito aprendizado a serem realizados no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
Cronograma
Dia 24 de abril:
Das 17 às 18h: haverá o credenciamento dos participantes;
18h: início das palestras com professores surdos sobre “A importância da Libras no ambiente escolar como garantia de inclusão” com previsão de encerramento às 20h30.
Palestrantes: Felipe Ferreira (Engenheiro de Produção, servidor da Prefeitura de Divinópolis e Professor de Libras de rede estadual de ensino) e Luiz Mar F de Lima (Professor de Libras na rede estadual de ensino há mais de 15 anos), ambos surdos, colaboradores da organização da associação.
Dia 25 de abril:
Das 8 às 9h, haverá o credenciamento e coffee break;
Das 09 às 11h: Roberto Carlos Pinto, Presidente do CONPED, compartilhará relevantes informações sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146/2015: “A visão histórica da deficiência e a construção da Lei Brasileira da Inclusão”;
Das 13 às 16h: serão tratados os temas: “A reestruturação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Arcos–MG” e “A importância do fortalecimento do controle social: a função pública dos Conselhos de Direitos e Setoriais e a função dos Conselheiros”.
Com uma programação rica e palestrantes experientes, o evento promete fortalecer o debate sobre inclusão e ibilidade, promovendo reflexões essenciais para a construção de uma sociedade mais justa. A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas em ampliar o conhecimento sobre Libras e os direitos da pessoa com deficiência; incentivando a participação ativa da comunidade e convidando-a para ser parte desse processo de transformação.
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.