Gustavo Henrique Silva, um jovem de 28 anos, é um exemplo de determinação e superação no mundo do MMA. Natural da comunidade da Boa Vista, Gustavo compartilhou conosco sua trajetória impressionante, desde os desafios iniciais até a preparação intensa para o LFA 201. 532e2i
Campeão brasileiro, campeão paulista e mundial de jiu-jitsu, teve sua estreia no MMA em 2019 e venceu: “foi a realização de um sonho estrear no profissional e sair vencedor em um dos grandes eventos”, declara.
O atleta revelou que não teve apoio familiar quando decidiu se mudar para São Paulo em busca do seu sonho, afinal, a família sempre se preocupa com o bem-estar e estabilidade dos seus. "Eu tinha um emprego, morava com meus pais e resolvi sair de casa em busca do meu sonho. Com o tempo, eles perceberam que a luta se tornou minha vida e me tirou de muitas coisas ruins, além de me ajudar a superar a obesidade", explica.
Com uma rotina de 3 a 4 treinos por dia, Gustavo está mais focado do que nunca. "Quero representar Arcos em um dos maiores palcos do MMA no mundo. Estou pronto e focado porque sei que vou enfrentar vários sentimentos e desafios, mas é essencial manter uma mentalidade positiva", afirma o lutador.
Adversário invicto, mas determinação inabalável
Enfrentando um adversário invicto, Pedro Dantas, cujas lutas nunca aram do segundo round, Gustavo está confiante após uma sequência de 5 vitórias seguidas. "Estou vindo de uma sequência de 5 vitórias seguidas, e acredito que essa será a melhor performance da minha vida", ressalta.
Com uma vida social praticamente inexistente durante os períodos de luta, Gustavo dedica seu tempo integralmente aos treinos e à recuperação. "Depois da luta, eu costumo tirar uma semana de descanso, e dessa vez pretendo visitar minha família em Arcos", compartilhou.
Mentalidade positiva e preparação espiritual
Gustavo enfatiza a importância de pensar positivo e visualiza cada o da luta. "Visualizo o momento em que o juiz levanta a minha mão para anunciar a vitória. Também faço exercícios de respiração e sempre oro pedindo a Deus proteção para que ninguém se machuque."
O sonho do LFA e UFC
Para Gustavo, lutar no LFA é um grande sonho. "Todo lutador brasileiro sonha em lutar no LFA, porque é onde estão os melhores. Esse ano meu objetivo é o contender que é a seleção para ir para o maior evento do mundo que é o UFC", explica.
O LFA (Legacy Fighting Alliance) é uma plataforma de desenvolvimento para atletas que querem alcançar o topo do esporte. Gustavo está determinado a mostrar sua melhor performance no LFA 201.
Determinação e inspiração para os jovens lutadores
Para a nova geração, Gustavo deixa um conselho importante: "Para alcançar um alto nível, é preciso abdicar de muitas coisas que gostam e ter disciplina nos treinos. Tem que acordar e dormir pensando no treino, porque para chegar no mais alto nível, é necessário correr atrás do sonho com determinação", finaliza.
O LFA 201 acontecerá no próximo dia 07 no Ginásio do Polvilho, Cajamar, São Paulo, com transmissão pelo canal do YouTube da LFA Brasil.
Confira algumas das matérias realizadas pelo Portal Arcos com o atleta:
Arcoense Gustavo Henrique vence edição brasileira da LFA 171
Em apenas 32 segundos, Gustavo Henrique faz nocaute e vence luta no R1 Fighting Series
Arcoense Gustavo Henrique conquista medalha na Internacional SP OPEN Jiu Jitsu Esportivo 2023
Arcoense Gustavo Silva vence luta Spartacus MMA
Arcoense Gustavo Silva é campeão em duas lutas realizadas pela Spartacus
Arcoense Gustavo Silva se consagra bicampeão de Jiu-Jitsu no campeonato brasileiro
O evento retorna para sua 6ª edição, reafirmando sua importância para a música independente de Arcos e região. Com entrada gratuita e espírito de resistência, o festival será mais do que um evento, será um grito pela valorização da cultura autoral.
O campeonato acontecerá em julho na Casa de Cultura, reunindo enxadristas da cidade e convidados de toda a região. Com premiações especiais e duas categorias de disputa, o evento promete ser um grande encontro de estratégia e talento no tabuleiro!
Já tentou resolver um problema com um robô e só encontrou respostas prontas? Por que empresas ainda ignoram a frustração de quem só quer ser ouvido?
A equipe destacou-se e trouxe para Arcos dois cinturões e 17 medalhas, mostrando que talento e determinação são marcas registradas do time. Esses resultados reforçam a importância do esporte na transformação social e no incentivo a novos atletas.